Histórias de RP pelo mundo: a eclética trajetória de Sulamita Gomes

Categorias: , , ,

Sulamita Drubi Gomes é Doutoranda em Comunicação Audiovisual e Publicidade pela Universidade da Coruña na Espanha; onde também cursou Mestrado em Direito: especialidades em Estudos da União Europeia. Ela começou a carreira com o curso de RP na Universidade Tiradentes/UNIT em Aracaju/SE finalizado em 2004, mesma cidade onde fez especialização em Gestão da Comunicação pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe/FANESE. Mas a Espanha já entrou na sua vida menos de dois anos depois.

O trabalho de Sulamita em território espanhol é eclético. Ainda que basicamente venha sendo na realização de pesquisas, observações, auditorias e promoção de eventos, como feiras de negócios, ela desenvolveu outras facetas. Atuou também como colaboradora em uma ONG de cooperação internacional por mais de um ano, além de ter sido locutora de rádio da universidade numa equipe de seis estrangeiros e um espanhol que falava de vários temas como a União Europeia, educação, trabalho, espiritualidade, sexualidade, segurança alimentar e meio ambiente. Com transmissão via web, tinham ouvintes de várias partes do mundo.

E aproveitar o tempo parece ser sua especialidade: fez cursos de inglês, internacionalização de pequenas e médias empresas, criação de empresas, gestão administrativa, manipulação de alimentos, língua e cultura galega e implantação das Normas ISO 9000 de Qualidade e ISO 14000 de Meio Ambiente. Isto tudo é resultado de sua imensa curiosidade. Aliás, sobre ir para o exterior, ela fala: “eu tinha sede de descobrir e entender outras culturas, além de aprender outro idioma. Quando saímos, temos oportunidade de ser mais criativos e isso ajuda a pensar em momentos de crise ou de tristeza”.

A Espanha está passando por uma crise financeira, como vários outros países europeus e de outros continentes, e consequentemente há menos oportunidades de trabalho. Uma alta carga tributária é outro ponto negativo por lá. Para os RPs especificamente, Sulamita visualiza maiores chances em geral nas grande empresas. “Nos meus quase cinco anos vivendo na Espanha, ainda não conheci uma empresa pequena com um profissional de Relações Públicas, tal como acontecia no Brasil quando sai”, relata. Naquele país, a carreira é unificada em Publicidade e Relações Públicas – publicista e relaciones públicas ou ainda publirrelacionista. Nisto, cria-se um equívoco sobre o que é ser um RP e várias vagas na verdade seriam direcionadas a profissionais de vendas.

Sulamita mantem vínculo com o Brasil. É investigadora do Grupo de Sociedade Midiática em Goiás, na linha de pesquisa Opinião Pública, que tem como objetivo estudar os fenômenos da formação da Opinião Pública na sociedade moderna intermediada pelos meios de comunicação de massa. O trabalho está cadastrado no CNPq e é certificado pela Universidade Federal de Goiás/UFG, sob liderança dos professores-doutores Simone Tuzzo e Claudomilson Braga.


OBS: este post faz parte de uma ação coletiva entre vários blogs para comemorar o Dia Interamericano de Relações Públicas, marcado em 26 de setembro de cada ano por conta da data de fundação da FIARP, hoje Confederação Interamericana de Relações Públicas/CONFIARP. Foram entrevistas realizadas via internet pelo RP Rodrigo Cogo, do portal www.mundorp.com.br, e compartilhadas agora.

Já participaram o blog Ser.RP com “Histórias de RP pelo mundo: o início de carreira de Célcia Chilaúle”; o blog Comunicação e Tendências com “Histórias de RP pelo mundo: o reposicionamento conceitual de Fábio Procópio”; o blog Rede RP com “Histórias de RP pelo mundo: o apelo internacional de Cassandra Brunetto”; o blog Versátil RP com “Histórias de RP pelo mundo: o trabalho desbravador de Sônia Costa”; o blog RP&PP com “Histórias de RP pelo mundo: o aprendizado de Juliana Schneider”; e o blog A Bordo da Comunicação com “Histórias de RP pelo mundo: as opções criativas da Mayra Martins”. Amanhã, dia 23 de setembro, você pode ver mais um breve relato de profissionais da área no blog RPitacos, com o post “Histórias de RP pelo mundo: a visão acadêmica da Marcela Donatello”.

Comments (0)

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...