Storytelling: uma nova estratégia para o comunicador

Categorias: , , ,

Este é o meu primeiro post no blog uniRP, e é um prazer ter tido a oportunidade de me juntar a este grupo super competente e de grandes iniciativas. Bom, primeiramente pensei tanto sobre o que escrever que, agora, finalmente decidi.

STORYTELLING, um assunto novo no mundo da comunicação, mas que está rendendo muitos comentários, tanto no meio empresarial como no meio acadêmico.


Essa história de Memória Organizacional sempre me chamou a atenção desde a disciplina de Metodologia da Comunicação com a professora Dra. Ana Maria Stroeschoen. Sempre vi diversas oportunidades de trabalho nesse campo na área de Relações Públicas, tanto é verdade que minha monografia é referente à este assunto.

E agora, surge a história de storytelling, provavelmente o que o autor Paul Thompson se referia quanto à questão do escutar a história das pessoas, e conseguir escrever conforme os seus relatos. E mais, podemos ligar a questão de storytelling com o sentimento de pertencimento que Nassar tanto fala em seus livros.

É incrível como as pessoas se sentem valorizadas dentro de uma instituição quando são ouvidas. E o storytelling faz isso, produz sentimento, emoção, alegrias, mas também resgata o mais importante: a questão de experiências. Além disso, abre muitas portas para as empresas.

Vejo o campo de Memória Organizacional, e mais este novo assunto de storytelling, como uma grande oportunidade para nós Relações Públicas. Digo ainda que estes dois campos podem ser uma das grandes estratégias para se trabalhar com o público interno, que geralmente se sente insatisfeito, e sem motivação para trabalhar.

Enfim as histórias possuem magia, despertam a curiosidade e conseguem mudar uma realidade, por isso acredito que o storytelling venha a se tornar uma importante ferramenta de gestão de imagem empresarial, pois público interno satisfeito agrega um valor não mensurável à imagem de uma marca, rendendo ótimas oportunidades de negócios.

Comments (2)

Aline, realmente este tema está muito quente na comunicação organizacional - e penso que não será um modismo, mas efetivamente uma nova maneira de pensar a produção e organização de conteúdo e de dar vazão às diversas vozes do ambiente de trabalho. Tenho escrito sobre storytelling e memória organizacional em minha coluna no portal Aberje: caso tenha interesse, ou os leitores deste post, está em http://www.aberje.com.br/acervo_colunistas_ver.asp?ID_COLUNISTA=18 .

Rodrigo, com certeza este assunto é muito interessante para nós. Acho que abre uma gama de possibilidades para o nosso trabalho dentro de uma instituição. E vejo como um fator incentivador dentro de um ambiente interno. Com certeza darei uma olhada em teus artigos. Muito obrigada pela dica, acredito que irá ajudar bastante em meu trabalho de monografia, uma vez que este assunto é muito recente.

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...