Profissional de Relações Públicas na área de Endomarketing

Categorias: , , , ,

Hoje no blog uniRP temos a entrevista de uma grande profissional aqui da cidade, Santa Cruz do Sul, que tem construído sua carreira de forma destacada e muito qualificada - Cátia Gollmann Pretto. Cátia se formou em Relações Públicas pela UNISC em 2006 e atualmente trabalha como Analista de Endomarketing do Hospital Ana Nery, também em SCS.

Cátia, o que te fez optar por RP na época do vestibular?

Na verdade, na época do vestibular eu não tinha muita noção do que queria seguir profissionalmente, e muito menos sobre a atuação de um profissional de Relações Públicas. Foi lendo um material de divulgação sobre os Cursos de Graduação da Unisc, que constatei que o perfil do RP tinha muito a ver comigo. Então apostei!

Durante o tempo na Universidade, o que tu procuravas fazer para adquirir experiência? Fez estágios?

Em primeiro lugar, levei sempre meu curso com muita seriedade e dedicação. Me empenhava nos trabalhos da faculdade com mesmo afinco e esforço que empregaria em um projeto real. Isto me proporcionou uma base teórica bem estruturada e me fez ter vontade de ingressar no mercado ainda no início da graduação. Mas como ainda estava muito “verde”, não consegui colocação. Então, resolvi me voluntariar. Fiz meu primeiro estágio, voluntário, na Agência Experimental de Relações Públicas da Unisc. Depois, com uma remuneração praticamente irrisória, comecei a estagiar em uma editora de pequeno porte. Para mim, o que importava no momento não era o salário, e sim, “largar na frente”. Lá prestava serviços administrativos e realizava algumas ações pontuais de comunicação e relacionamento com clientes. Dois anos mais tarde, participei de um processo seletivo bastante complexo para estágio em uma multinacional do ramo fumageiro. Lá permaneci por pouco mais de um ano e meio. Esta empresa foi minha segunda faculdade. Muitas das experiências no ramo da comunicação tive oportunidade de vivenciar lá.

É importante conciliar o aprendizado teórico da Universidade com a experiência prática do mercado? Por que?

Com certeza! A faculdade te leva a construir o conhecimento em cima de conceitos lógicos e experiências em instituições bem ou mal sucedidas, que contaram com a intervenção de condições que mudam constantemente. Devido a estas transformações, aquilo que um grande autor afirma hoje, pode estar obsoleto amanhã, ou ainda pode não ser aplicável para determinados casos. Assim, única forma de se “sentir” e avaliar estas condições mutáveis e peculiares, é estando em um negócio real. Além disso, o mercado em geral, faz o profissional de comunicação trabalhar com orçamentos reduzidíssimos, coisa que não é dimensionada na faculdade. Neste sentido, o teor de criatividade e jogo de cintura do comunicador precisa ser muito maior do que os setores que despendem de verbas volumosas, como comercial e vendas.

O que tu acha que um futuro profissional de RP deve ter nos dias de hoje? Qual a formação e quais especializações são importantes?

Acho que antes de qualquer coisa, o profissional precisa ter foco. Observamos constantemente nos processos seletivos, que os candidatos não têm objetivos para sua carreira e “atiram para todos os lados”. Realizam diversos cursos e especializações, na expectativa de serem conhecedores de tudo, mas acabam se tornando trabalhadores de conteúdo superficial. E isso faz com que não consigam atingir maturidade e experiência em nenhuma área específica. Depois de identificado o foco, aí sim o profissional deve buscar todo e qualquer tipo de qualificação possível. Como dica para quem está tentando definir um rumo, acredito muito na crescente ascensão da Comunicação em RH, e especificamente, do Endomarketing.

Fala um pouco do teu trabalho atualmente. Quais atividades e ações que tu desenvolve que são especificamente de RP?

Trabalho como Analista de Endomarketing no Hospital Ana Nery. Embora o setor ainda seja jovem na instituição, estamos implantando um Programa de Endomarketing que contempla ações de comunicação, incentivo, de qualidade de vida e de desenvolvimento dos colaboradores. O programa é global, por isso todas as ações estão interligadas e obedecem a um fluxo de implantação determinado pelo próprio movimento dos colaboradores. Dentre as ações, pode-se destacar como a mais expressiva, a instrumentação da comunicação através de canais e rotinas pré definidas, e segmentadas de acordo com nossos vários tipos de públicos internos.

Quais as ações de RP bem específicas que tu já implementou no teu trabalho e que surtiram efeito, que foi eficaz na proposta? Se foram várias, cite uma, para exemplificar bem como é o teu trabalho como RP.

Realmente são várias. Mas gosto muito de exemplificar o meu trabalho no Hospital Ana Nery, através do nosso Programa de Comunicação. Antes do surgimento do setor, a comunicação interna não era efetiva. Ela não era formal, não tinha cobertura total dos colaboradores e não estava segmentada de acordo com as diferentes condições do nosso público. Então, em cima de pesquisas e levantamentos, estabelecemos canais específicos e formais, onde uma mesma comunicação é disseminada de várias formas. Nossa cobertura hoje é quase total do nosso quadro funcional. E é justamente este fluxo comunicacional que deu sustentação para a implantação dos demais projetos de Endomarketing do Ana Nery.

Na tua visão de profissional que atua no mercado, o que a área de Relações Públicas contribui para o trabalho da comunicação nas empresas? Por que essa área é importante?

Eu entendo que a área de Relações Públicas conseguiu “profissionalizar” a comunicação nas organizações. Ela conseguiu mostrar que a comunicação não pode ser baseada em formatos padrões, em “achismos” e pode sim ser mensurada. Eu sou defensora de que a comunicação nas empresas, se não for gerida por um profissional de RP, deve, no mínimo, contar com alguém com esta formação na equipe. Isto porque o RP consegue se posicionar de forma mais estratégica e assim obter uma visão mais ampla e abrangente do negócio. Ele se foca mais na concepção, do que no processo em si.

Desde a época em que tu estavas na universidade, quando optou por cursar RP, até o momento, o que tu achas que se modificou em termos de (re)conhecimento do que a profissão de RP consiste? Estás notando avanço em relação à percepção da importância que nossa área tem no escopo estratégico e gerencial da comunicação nas empresas ou ainda encontras dificuldade em relação ao entendimento por parte das pessoas do que tu atua?

Percebo uma diferença imensa. Na época em que prestei vestibular, eu mesma não sabia muita coisa sobre a atividade de Relações Públicas, o que dirá meus pais e familiares. Durante a graduação, comecei a reparar um gradual e lento amadurecimento da compreensão das organizações e das pessoas em relação ao escopo da profissão. Hoje, noto que o mercado, além de ter total consciência das atividades pertinentes ao profissional de Relações Públicas, tem também convicção da sua importância, e mais do que isso, da sua necessidade. Penso que nos anos seguintes, a transformação que está por acontecer é a inserção das Relações Públicas nos cargos de alto escalão dentro das organizações. O que indica esta tendência, é o fato de a maioria das empresas já considerar o RP um profissional estratégico, e por isso liga-o diretamente à diretoria.

É muito comum vermos as pessoas confundirem endomarketing com comunicação interna, não sabendo diferenciar que ambas as atividades desempenham funções distintas, porém o público-alvo é o mesmo. Especificamente, o que o Ana Nery procura desenvolver com os colaboradores? A meta é pontualmente o endomarketing, ou vocês desempenham a comunicação interna em si também?

A comunicação interna trabalha com a socialização da informação de uma organização. “Socialização”, porque atua no processo comunicacional em dois sentidos opostos, que se complementam: conduz a comunicação corporativa para os colaboradores, e capta a comunicação formal ou informal dos funcionários, para, ou em relação à instituição. Já o Endomarketing extrapola a comunicação, promovendo ainda uma série de outras ações, tenham elas foco em satisfação pura e simplesmente, qualidade de vida, treinamentos, trabalhos motivacionais, entre muitos outros. No Ana Nery, nós trabalhamos com ações que podem ser consideradas como típicas de Endomarketing, pois abrangem várias frentes. Mas nosso produto de maior notoriedade e importância, que inclusive sustenta todos os demais, sem dúvida é a comunicação interna.

E pra finalizar, o que tu daria de recado aos estudantes de Relações Públicas, que querem seguir essa área mas ainda não estão inserido no mercado de trabalho? O que é importante, ao teu ver, já ir em busca enquanto se está na academia?

Na minha opinião, é nesta época que se define o perfil profissional futuro que teremos. Quanto mais dedicação e mais empenho nesta fase, menos precisará ser feito depois. Claro que este “menos”, representa quase nada, porque a corrida em busca de sucesso profissional se inicia mesmo no momento em que abandonamos a faculdade. Mas é muito importante, na época da graduação, ter a maturidade necessária para aproveitar todas as palestras, participar de eventos, tornar-se conhecido e iniciar a construção da sua rede de contatos. Para isso, inclusive, os professores são grande aliados, pois indicam para os acadêmicos diversas organizações com potencial para absorver estagiários e profissionais graduados. Ainda, recomendam às organizações, os bons alunos e prováveis bons futuros profissionais. Além disso, leia muito, busque cases e canditate-se a estágios voluntários, que sempre são muito enriquecedores na construção do conhecimento e da experiência.








"Hoje, noto que o mercado, além de ter total consciência das atividades pertinentes ao profissional de Relações Públicas, tem também convicção da sua importância, e mais do que isso, da sua necessidade". - Cátia Gollmann Pretto, Relações Públicas







Comment (1)

Cátia, que orgulho!!! orgulho desta profissional maravilhosa que és e da pessoa madura e que sabe se posicionar como ninguém! Minha amiga querida, pessoal e de profissão, que coisa maravilhosa ler estas linhas bem estruturadas, enraizadas de raciocínio crítico e lógica! Fantástico! Estou aqui maravilhada! Parabéns!

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...