Gerenciamento de crise, perigo e oportunidade

Categorias: , , ,

Olá pessoal ! Escrevo hoje para estrear a minha participação como colaboradora do blog uniRP. Para este começo gostaria de discutir com vocês um pouco mais sob o tema Gerenciamento de crise, perigo e oportunidade.


Em meio as últimas notícias de catástrofes ambientais e desastre climáticos, que afetaram e estão afetando o nosso país e outras regiões no mundo, os momentos de comoção das pessoas e solidariedade afloram instintivamente. Após esta primeira reação de ajuda a quem necessita, surgem os inevitáveis questionamentos: será que nada disso poderia ter sido previsto? Quais ações seriam possíveis de serem realizadas para diminuir as proporções das vítimas e dos danos materiais?

Os Relações Públicas buscam de maneira constante mostrar as empresas, organizações e seus gestores a importância de estarmos preparados em momentos de crise e o diferencial resultado na imagem e reputação de quem está preparado para o de quem espera acontecer para agir.
A conscientização começa a ocorrer de maneira mais significativa, mas percebemos que ainda temos um longo caminho a ser trilhado. Percebe-se o despreparo ainda existente nesta área quando situações ocorridas de maneira semelhante, passam a se repetir, como foi o caso do ocorrido no Rio de Janeiro em dezembro de 2009 e agora novamente em janeiro de 2011, quando houveram vários deslizamentos de terra e alagamentos que acabaram vitimando inúmeras pessoas e trazendo prejuízos incalculáveis à região.

Após o segundo incidente, o governo inicia a mobilização de um plano de alerta que deverá estar disponível em quatro anos. Enquanto isto a Austrália começa a ser atingida pelo ciclone “Yasi” considerado pelos meteorologistas um dos de maior força das últimas décadas, evacuando casas, áreas públicas e hospitais levando as pessoas para abrigos. Claro que os estragos em níveis materiais nesta situação ficam quase impossíveis de ser controlados, mas as ações de gerenciamento de crise com certeza irão evitar que muitas pessoas possam ser feridas.


É de suma importância o trabalho do profissional de Relações Públicas na condução deste processo de gerenciamento de crises, neste enfoque que vem ao nosso encontro de maneira mais contínua que são os potenciais perigos ambientais. Claro que temos nesta área nos complementar de conhecimentos específicos de vários outros profissionais para integrar o processo como um todo. No entanto, a elaboração do processo continua a mesma, o primeiro passo, planejamento, preparação, análise dos potenciais riscos e como se deve lidar com esses. Na sequência partimos para a estruturação de uma equipe de comunicação de crise, elaboração do plano de crise com a definição do porta-voz, montagem do plano de comunicação interna e definição da estratégia de mídia.

John F. Kennedy, nos propõe uma reflexão sobre crise, quando diz o seguinte, "Quando escrito em chinês a palavra crise compõem-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade."

Comments (0)

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...