Categorias: crise , eventos , planejamento , promoção
Entre os dias 24 e 27 de janeiro deste ano, participei de um curso de férias da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Um curso bem específico: Produção de eventos através das experiências da Opinião Produtora. Gostaria de compartilhar um pouco do que aprendi com vocês.
Durante toda a graduação tive apenas uma disciplina específica de eventos. Muito bem aproveitada por sinal, com aulas teóricas e espaço para a realização de atividades práticas. Mas ainda assim foi pouco. Este é um nicho tão grande, mas tão grande, que não teria como abordar tudo. Falo de eventos empresariais, públicos, políticos, sociais, culturais, etc. Então, por estar trabalhando nessa área, achei interessante aprofundar mais nesse assunto.
Em atividade desde 1992, a Opinião Produtora, localizada em Porto Alegre, é reconhecida como um dos expoentes nacionais no setor de gerenciamento de espetáculos culturais e projetos e eventos empresariais. Tem sua origem no Opinião, casa de espetáculos fundada em 18 de outubro de 1983. A produtora foi a realizadora de shows de artistas como R.E.M., Red Hot Chili Peppers, Kiss, Metallica, Iron Maiden, Mark Knopfler, Lenny Kravitz, Eric Clapton, Norah Jones, Rush e Circo Imperial da China na Região Sul do Brasil. Também foi uma das empresas ativas na realização do Tim Festival, do festival Caminhos do Prata (Uruguai) e no Festival Sud à Sul (Sanary-sur-Mer, França).
Pelo currículo já dá pra perceber que experiência com evento é o que não falta. Então foram três dias com aulas bastante intensas, onde pudemos aprender sobre: indicação de shows, pesquisa de execução e mercado, potencial de venda de ingresso e patrocínio, negociação de shows, promoçaão, plano de mídia, divulgação, plano de comercialização e assessoria de imprensa, logística,a interpretação de rooming list, transporte e alimentação, interpretação de rider, palco, som, luz, energia, produção de site, entradas, segurança, abertura de portas, postos de saúde, etc. Muita coisa interessante! E o melhor, conteúdo transmitido através da experiência de quem realiza isso diariamente. Se dúvida, muita história pra contar.
No quarto e último dia de aula, realizamos uma visita técnica ao Pepsi on Stage e Bar Opinião, ambos administrados pelos sócios da Opinião Produtora. Não posso deixar de comentar um case usado nas aulas, sobre a realização do show da banda Metallica em Porto Alegre, que teve um incidente bastante interessante. Dez dias antes do show e com muitos ingressos vendidos, o local foi embargado pela prefeitura. Não bastando, a imprensa começou a divulgar que o show seria cancelado. O que fazer? Pura gestão de crise. O que eles fizeram? Inventaram, criaram um novo espaço pra shows em 10 dias.
É disso que eu falo, de estar sempre a mil. Nada de desorganização, mas saber lidar com imprevistos. Trabalhar com essa adrenalina é realmente fascinante. É o que motiva.
---
Fonte: www.opiniao.com.br
Comments (0)
Postar um comentário