Entrevista: Relações Públicas online

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No segundo semestre do ano passado, fiz minha monografia, meu trabalho de conclusão de curso, sobre Relações Públicas online: relacionamento com os públicos através das ferramentas digitais (está aqui, para quem quiser conferir).

Na minha pesquisa, escolhi fazer entrevistas com profissionais de Relações Públicas que atuassem nessa área pelo menos a mais de 3 anos. No processo de amostragem, cheguei a 5 profissionais.

Como as entrevistas foram ótimas e me deram muito material para a minha avaliação, achei que seria um "desperdício" deixá-las apenas no computador, sem divulgar. Portanto, hoje inicio a série de postagens de 5 entrevistas que compuseram o meu trabalho final da graduação.

Começo com a entrevista com a Carol Terra, doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas, todos pela ECA-USP, e formada em RP pela UNESP/Bauru. Iniciou sua carreira em Bauru, atuando em empresas como FIAT e Associação Hospitalar de Bauru. Atuou como Relações Públicas da Vivo, foi coordenadora de comunicação corporativa do MercadoLivre e dirigiu a área de Mídias Sociais da Agência Ideal. É atualmente docente para os cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e da pós-graduação em Comunicação Digital, da ECA-USP. Também ministra disciplinas relacionadas às mídias sociais e comunicação organizacional em diversos cursos de pós-graduação pelo Brasil. É autora do livro Blogs Corporativos, Mídias Sociais...e agora? e editora do blog RPalavreando.


Como surgiu o interesse pela área digital e como você acabou ingressando nessa área? 

Eu sempre gostei da área digital e tive meu primeiro contato na universidade, quando fiz um curso de mídias digitais, pelo Senac. Na época, era algo relacionado com webdesigner e construção de sites em HTML. Logo que me formei, fui trabalhar em uma operadora de telefonia celular – Vivo - e o contato com tecnologia foi ainda mais natural. Passei a cuidar da intranet da empresa e, automaticamente, estava lidando com mídias digitais. Depois de quase cinco anos na operadora, fui convidada para estruturar a área de comunicação corporativa de um site de comércio eletrônico, o MercadoLivre. Mais uma vez, o contato com tecnologia e mídias digitais cresceu e se solidificou. Em paralelo, sempre fui tocando minha carreira acadêmica, cursando uma extensão, uma pós (latu senso) e o mestrado e doutorado. Quando saí do MercadoLivre, resolvi abrir minha própria agência de comunicação totalmente focada em mídias sociais, a FourC. A 4C logo foi incorporada pela agência Ideal, onde me tornei a responsável pela área de mídias sociais tocando contas de clientes como Google, McDonalds, Pepsico, Hospital Albert Einstein, Grupo Pão de Açúcar, Nike etc. Há alguns meses, saí da agência para um período sabático e ao retornar ao Brasil, em novembro, pretendo me dedicar à carreira acadêmica e também à consultorias empresariais pontuais.

Como Relações Públicas com experiência na área digital, quais as funções e atividades que você realiza especificamente?

Sou responsável pela gestão de todas as contas acima mencionadas e por todos os funcionários da agência que cuidam destas organizações. Portanto, tenho que supervisionar e intervir no planejamento de relações públicas digitais para cada uma das contas, monitoramento e acompanhamento da marca (escolha dos softwares mais adequados), entrega e produção de relatórios de performance específicos dos perfis de mídias sociais destas empresas, desenho de estratégias de mídias sociais, gestão de crises nesse ambiente e consultoria de ações de comunicação voltadas ao ambiente digital. Além disso, sou responsável pela gestão dessas pessoas, produção de treinamentos, cursos, palestras e workshops de mídias sociais para tais organizações, para a minha equipe e para os demais funcionários da agência.

Como acontece o mapeamento, estudo e monitoramento dos públicos de interesse de determinadas áreas de atuação das empresas (clientes) no ambiente digital? 

Cada cliente tem uma necessidade de comunicação específica que demanda ações e públicos específicos que quer atingir a depender de seus objetivos. O mais importante a ser definido antes de iniciar qualquer estratégia de comunicação digital é o objetivo que se quer atingir ao estar nestes ambientes. Aí, passa-se ao mapeamento dos públicos de interesse que consiste em encontrar em quais ferramentas estes estão, que tipo de linguagem utilizam, que tipo de abordagem querem etc. Faz-se um diagnóstico de presença da marca nos ambientes digitais, definindo-se qual é a percepção que os públicos têm dela e também aproveita-se para identificar onde estão os públicos que dela falam, quem são, qual seu nível de influência, qual é a favorabilidade em relação à empresa e quem são seus principais influenciadores. O primeiro passo, portanto, é esse diagnóstico da marca nos ambientes de mídias sociais.

Como é realizado o planejamento para fins de relacionamento online entre empresas (clientes) e seus públicos? 

Da mesma forma que se realiza o planejamento de ações de comunicação, independente da mídia (suporte) que se vai utilizar. Diagnóstico, definição e mapeamento dos públicos (perfis, linguagem, abordagem), escolha das estratégias de ação, definição das ferramentas de controle (softwares de varredura, de monitoramento) e avaliação (formatos de relatório), periodicidade etc.

Para você, qual a importância de ter um Profissional de Relações Públicas à frente do planejamento e coordenação das atividades de relacionamento e fomento de conteúdo digital entre empresas-públicos? 

O profissional de RP é a meu ver o mais bem preparado para lidar com ações de relacionamento no ambiente digital, justamente por conhecer toda a metodologia de contato entre uma organização e seus públicos. Temos uma formação mais holística que nos permite traçar estratégias de relacionamento entre organizações-públicos independente do instrumento, mídia, suporte a ser utilizado. No entanto, outras habilitações da comunicação e outras áreas como administração, economia, estatística etc têm se apropriado do tema e também trabalhado com isso. Não somos os únicos aptos às mídias sociais, mas temos um conjunto de características que nos permite atuar com isso, se quisermos.

Especificamente, a partir da sua visão e experiência, qual é a função de um Relações Públicas frente ao cenário digital?

O nosso maior papel é o de gestor da comunicação, seja no ambiente on ou offline. Temos a função de delinear estratégias de comunicação para as organizações sejam elas no ambiente on ou offline. Podemos atuar em qualquer etapa da produção do trabalho: desde a concepção, planejamento, até execução em si das estratégias digitais, avaliação e entrega.

Conte como foi o processo de criação, planejamento, execução e avaliação de um case de comunicação digital específico em que você atuou ou participou, e que a atividade de Relações Públicas foi fundamental para o êxito de tal campanha:

Gosto muito do caso do uso das mídias sociais para o McDia Feliz, do McDonalds, em parceria com o Instituto Ronald McDonald, no combate ao câncer infantil.
Primeiro planejamos a estratégia pré-evento: contatamos todos os influenciadores online que poderiam nos ajudar a disseminar a rmensagem sobre o McDia e incentivar a adesão por parte da opinião pública em geral.
Convidamos alguns desses influenciadores online para a coletiva de lançamento do evento e também para fazer a cobertura do dia em tempo real.
O resultado foi um sucesso estrondoso: conseguimos entrar nos trending topics globais, nacionais e locais com o tuitaço coletivo que foi promovido e também nos relacionamos com webcelebridades que ajudaram a dar volume e brilho à causa.
Além da ação de relacionamento, totalmente pautada em estratégias de Relações Públicas, também fizemos uma cobertura em tempo real do evento via Twitter e acabamos por ganhar a atenção de outros usuários que nos ajudaram a difundir a mensagem e deixar o dia em evidência.

Na empresa ou agência onde você trabalha (trabalhava) há um reconhecimento de que o profissional de Relações Públicas é um grande indicado (talvez um dos mais preparados) para a atuação online por parte da diretoria e colegas? Por quê?

Sim., certamente, pois eu era uma das diretoras da agência e a única responsável pela área de mídias sociais. Esse reconhecimento me foi dado pela minha formação e pelo investimento acadêmico que sempre fiz na área.

E para finalizar, (na sua opinião), para um profissional de Relações Públicas poder atuar a frente da área digital, qual a formação e conhecimento que ele precisa ter para desempenhar esse tipo de trabalho?

Primeiro, o profissional precisa ter uma sólida formação com conhecimentos gerais e técnicos bons, conhecimento de línguas, flexibilidade, jogo de cintura, capacidade análitica e de entrega de resultados. É preciso provar sempre os resultados que deram a ação que foi feita em mídias sociais. Depois, é preciso investir em alguns cursos específicos voltados para a área, leituras e análise de cases e assim por diante. Se o profissional não tiver a chance de ganhar experiência nessa área, sugiro que monte um portifólio próprio de ações a partir de seus perfis pessoais de mídias sociais, pequenos trabalhos na área para negócios menores, instituições filantrópicas etc. Vontade e proatividade também são fundamentais.

Comments (2)

Olá Juliana!
Essa é apenas a amostra do belo trabalho que você fez de conclusão de curso. Parabéns!
Prazer estar aqui! Com tempo, venha ler e comentar INFAUSTA CORRIDA no http://jefhcardoso.blogspot.com
Abraço!

Muito obrigada, Jeferson!
Abraço

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