Trazendo novamente uma notícia importante para a área de Comunicação que saiu essa semana, o site do Jornal Cruzeiro do Sul trouxe: “Procura por comunicólogos deve crescer 15%”. E complementa: Mercado está em alta para jornalistas, assessores de imprensa, relações públicas e outros da área, em 2012.
A reportagem começa trazendo que, devido ao cenário vigente – o de grande competitividade das empresas, similaridades de produtos e serviços e inovações voláteis, além da liberdade que o consumidor encontra com as redes sociais em suas mãos – a urgência é em adotar uma diferenciação e humanização, com foco em diálogo e relacionamento. Sobre isso, um trecho diz “Diante desse cenário, tornou-se fundamental mostrar ao mercado e ao consumidor quem é a empresa por trás de um produto. "Uma empresa que constrói uma forte reputação tem uma grande vantagem competitiva, principalmente em mercados de grande concorrência. É aí que se insere o trabalho dos profissionais de comunicação, como o relações públicas, o assessor de imprensa e o jornalista", destaca o professor Maurício Luis Marra, Diretor Acadêmico da ESAMC Sorocaba”.
E pra complementar, o mesmo professor diz: “Uma organização não fala somente com esse público. Ela se relaciona, também, com seus colaboradores, parceiros, fornecedores, distribuidores, governo, comunidade etc. Aqui, novamente, temos que ter profissionais qualificados para exercer o trabalho de relações públicas, assessoria de imprensa e jornalismo empresarial”.
Já passamos da metade de 2012 e mesmo assim as previsões só melhoram, o que devemos esperar que em 2013 a realidade possa ser ainda melhor. Portanto, é muito importante que os comunicólogos invistam em sua formação, além de uma atualização constante em relação às exigências do mercado.
Como há muito já se vem percebendo, as áreas da comunicação não devem ficar estanques às suas atividades e características iniciais. Múltiplas habilidades e, principalmente, visão holística das estratégias de comunicação como um todo vêm a acrescentar e diferenciar o profissional.
Comments (0)
Postar um comentário