Categorias: comunicação , cultura , Organizações , públicos
Hoje iniciamos a nossa parceria do semestre com a disciplina de Oficina de Redação em Relações Públicas III, novamente com a Profª. Elizabeth Hüber Moreira. O texto de hoje é da aluna Aline Schaefer de Moura.
---
Há muito tempo se percebe, dentro da área de comunicação social, autores com o discurso de que a construção da memória organizacional agrega valor aos relacionamentos da empresa com seus stakeholders. O trabalho de um Relações Públicas vem se tornando cada vez mais peça fundamental para o sucesso empresarial, uma vez que seu trabalho lida especificamente com as relações entre as pessoas.
É preciso ressaltar que o assunto de memória empresarial está em amplitude e inserido nas tarefas do profissional de Relações Públicas. Tarefas que as pesquisas vem acrescentando conteúdo e novas formas de se pensar a memória.
Nos últimos anos, as empresas começaram a perceber a importância da construção da memória institucional como forma estratégica de relacionamento entre organização e públicos interno e externo, transformando a história da empresa em uma base para se construir uma cultura organizacional objetiva e clara aos seus stakeholders, além de tornar esse processo quase que imprescindível para se trabalhar o processo de humanização dentro da empresa.
A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – ABERJE, há alguns anos vem dando importância ao estudo da memória organizacional, pois verificou esta como uma ferramenta de gestão, uma vez que o consumidor, ao longo dos anos, está se tornando cada vez mais exigente, preocupando-se na hora da compra ou da utilização de serviços. Não só com o preço e a qualidade, mas também fazem parte agora a reputação e a ética empresarial diante de seus públicos.
Isto confere uma evolução diante desse contexto não só dos consumidores, mas também na maneira das empresas pensarem. Anos atrás as empresas preocupavam-se em vender seus produtos e serviços. Hoje, se continuarem com essa forma de pensar, são extintas pela concorrência rapidamente.
Assim, a velocidade da atualidade remete as organizações ao planejamento estratégico, o que confere a Comunicação Social uma grande responsabilidade, isto é, o de manter um confiável e duradouro relacionamento entre empresa e seus stakeholders.
Comments (0)
Postar um comentário