Relações Públicas e as áreas da Comunicação

5

Categorias: , , ,

Talvez não caiba mais, no contexto em que vivemos, falar disso, mas muito já houve uma disputa entre as áreas da comunicação: rp's, pp's e jornalistas. Falo no âmbito em que vivo, ou seja, da academia, mas sei que no campo profissional isso também ocorria, ou ainda ocorre. O fato é que um quer ser melhor que o outro e minimizar o trabalho dos colegas de área.

Penso que isso tudo é bobagem. Ao longo do aprendizado sobre comunicação, vemos o quanto as áreas se inter-relacionam, se completam umas às outras. Na verdade, é como a analogia de um casal, em que o mestre Arnaldo Jabor já disse: que as pessoas não se completam, se somam. Penso que o trabalho de Relações Públicas, somado ao trabalho de Publicidade e Propaganda, aliando ainda o trabalho de Jornalismo, oferece uma gama fechada e redonda de ações e estratégias, resultando em campanhas de excelência, dando uma eficácia ainda maior aos objetivos e propósitos da comunicação, ela sendo praticada dentro das organizações e seus públicos ou em agências especializadas e focadas.

Quis abordar esse assunto pois é algo que estou vivenciando mais de perto, pois esse semestre estou fazendo cadeiras de PP (optativas), e estou tendo uma outra visão de linguagem, abordagens e estratégias com cunho mais mercadológico que até então no curso de RP isso aparecia timidamente. E, depois de algumas aprendizagens, posso ver o quanto isso auxilia e vem ao encontro das aprendizagens que tenho até então de Relações Públicas. Além disso, é nítido o fato de que uma área não compete com a outra, pelo contrário, devem andar juntas, trabalhando sempre em prol da excelência da comunicação, exercendo um profissionalismo qualificado que deve levar ao caminho certo e eficaz para auxiliar a alcançar os anseios e objetivos de onde quer que estejamos atuando. No próximo semestre, já planejo fazer disciplinas do curso de Jornalismo, complementando ainda mais o estudo da comunicação como um todo.

Claro, talvez quem resida em grandes cidades e já atue em núcleos de comunicação integrada possa ler isso e achar banal, por já estar habituado a esse ambiente e realidade. Porém, falo aqui com uma visão de acadêmica (ainda restrita, sim), já visualizando o futuro e vendo onde posso me inserir e como trabalhar a área que escolhi como profissão. E nessa minha visualização, o ideal é atuar junto, lado a lado, desempenhando um trabalho estratégico e elaborado, exercendo a comunicação na sua totalidade com meus colegas, publicitários e jornalistas.


Por favor, quem puder, ajude a complementar esse post, relatando nos comentários as experiências e visões que possuem do trabalho e atuação de uma comunicação integrada!

Notícias do Curso de Relações Públicas - UNISC

5

Categorias: , , ,

Curso de Comunicação Social da UNISC traz Relações Públicas de Gramado


No dia 28 de outubro, a partir das 19h30min na sala 5318 (bloco 53), acontece na UNISC a palestra com a Relações Públicas Almita Kauffmann, que atua na área de comunicação na cidade de Gramado. Almita irá falar sobre suas experiências no ramo hoteleiro onde atuou como RP Interno e Externo por cerca de duas décadas, assim como sobre suas atividades atuais, que incluem consultoria em comunicação, eventos e assessoria de imprensa.

A prática do trabalho de Relações Públicas, Diagnóstico, Planejamento, Públicos, Ética será abordada na palestra. Segundo a palestrante, todo profissional desta área adquire sua marca de trabalho. Na teoria, parece ter uma fórmula só de desenvolvimento; o diferencial está na personificação do profissional. Esta é a segunda vez que a profissional vem a UNISC. Conforme suas palavras, a Universidade demonstra, como já é de praxe, que se preocupa em atualizar os alunos com o mercado.

A palestra, intitulada “Relações Públicas na área de Hotelaria", é uma promoção do Curso de Comunicação Social da UNISC, com apoio do blog uniRP. Alunos do Curso de Comunicação Social, bem como dos cursos de Administração e Turismo da UNISC, além de demais profissionais interessados, estão convidados a participar do evento.

---

Arte de Everton Teixeira.

Relações Públicas no auxílio ao RH

0

Categorias: , , ,

Hoje no blog contamos com a participação do textos dos alunos Braulio Staub e Jenifer Becker, da disciplina de Oficina de Redação em Relações Públicas II.


---

O profissional de Relações Públicas possui um vasto mercado para desenvolver seu trabalho. Dentre estas áreas de interesse estão as atividades relacionadas ao setor de gestão de pessoas de uma empresa, o popular setor de Recursos Humanos (RH).

As funções deste profissional na área de RH se baseiam, principalmente, na comunicação interna, fornecendo meios de comunicação com seus empregados para que estes também se sintam valorizados e interligados com visão e valores da instituição. São diversos os meios que o RP utiliza para desenvolver tais ações, entre eles jornais informativos, intranet, murais, eventos de integração, ações de relacionamento, etc.

A homogeneidade e a tranquilidade de um ambiente interno com qualidade representam um bom trabalho realizado pelo estrategista da comunicação. Este processo visa valorizar a confiança, o comprometimento, a credibilidade e a competência. Em tal ambiente, é necessária a existência de relacionamentos que gerem a satisfação individual de cada empregado. O foco da empresa e a busca por objetivos comuns, além de funcionários que estejam engajados na busca pelos anseios propostos, são aspectos de vital importância para o sucesso de tal processo.

Segundo Marlene Marchiori, Pós-doutora em Comunicação Organizacional, em seu artigo publicado no site Portal-RP, “criar condições para que cada indivíduo procure desenvolver ao máximo seu potencial é função básica de uma empresa hoje”. Quando desenvolvemos nossas atividades dentro de uma empresa, estamos trocando e adquirindo experiências. Este é um processo que se dá automaticamente e que deve ser gerido pela instituição contratante, pois aumenta sua capacidade estratégica. Os tipos de experiências se darão conforme a evolução dessa gerência, e podem gerar frutos positivos ou negativos. Lembre-se: a opinião de seus empregados é tão importante quanto a de seus clientes.

As relações públicas no setor de recursos humanos desenvolvem trabalhos interessantes e produtivos quando realizados de forma adequada, fazendo parte da gestão empresarial. A satisfação dos empregados aumenta sua produtividade, além de fortalecer sua identificação com a instituição e melhorar a imagem empresarial perante o público externo por meio deste público interno.


---


Referências:

Site: http://www.portal-rp.com.br
Blog: http://rprh.blogspot.com

Meio ano de blog uniRP

3

Categorias: , , , ,

Hoje, dia 19 de outubro, completamos meio ano de reestruturação do blog! Por que reestruturação? Na verdade, o primeiro post que colocamos no ar foi no dia 1º de dezembro de 2009, data escolhida também em função do dia 2 de dezembro, Dia das RP!

Porém, passado um tempo, não estávamos contente com o formato que o blog tinha. Até que resolvemos reestruturá-lo, com novo layout e, a partir de então, tocar pra valer o blog! Então, após fazer uma parceria com a Carol Schmitt (que fez o template pra nós) no dia 19 de abril fizemos o (re)lançamento oficial do novo uniRP. Confira aqui mais informações.

Então, eis que estamos há meio ano com o blog no ar, com um formato mais moderno e adaptado à qualidade de outros blogs que vemos por aí! Para isso, lançamos há duas semanas uma campanha, a "OpineRP", onde solicitamos a contribuição dos leitores com opiniões, sugestões, críticas ou elogios a respeito do que vimos fazendo durante esse tempo e, como prometido, hoje colocamos no ar esse post com o que nos foi enviado!

Pois bem, seguindo aquele princípio de 90 - 9 - 1 (1% faz, 9% comentam e 90% apenas assistem), muitos acessaram e divulgaram via twitter, porém recebemos poucas contribuições, totalizando 3. Porém, apesar do número, o conteúdo foi extremamente relevante e ficamos muito felizes com o que nos foi escrito!

Então, vamos às contribuições:

  • A primeira foi de uma colega nossa aqui do curso, a acadêmica Priscila Böhn - "Sempre achei muito chato ficar lendo os blogs de RP, com aqueles textos sem graça e pouco atuais. Porém quando comecei a acessar o UniRP, mudei de opinião rapidinho. O blog, sempre atualizado, traz matérias e post muito legais, de fácil leitura e entendimento, e que contribuem significativamente para nossa vida acadêmica. Estou sempre conectado na Blog...adoro!!!! Estão de parabéns"!

  • A outra, foi de Mauro Segura, do blog A Quinta Onda - Olá Amigos da uniRP. Sou leitor assíduo do blog. Parabéns por trazer sempre conteúdo relevante. Mas tem um ponto que eu gostaria de sugerir. Seria muito legal ver mais discussões sobre o futuro do jornalismo, o impacto das novas mídias e das redes sociais nas relações públicas, como desenvolver os profissionais da área para enfrentar este desafio, etc. O ambiente corporativo pede cada vez mais este tipo de debate, e acho muito oportuno que blogs como o uniRP ajudem a tratar este desafio. Enfim, minha sugestão é conversar mais sobre o futuro... e como construir este futuro. Abraços e, mais uma vez, parabéns. Mauro Segura

  • A terceira, via comentário no post, foi de Diego Galofero, do blog Versátil RP - Fica muito difícil criticar vocês ainda mais quando tomam uma atitude tão madura como essa de pedir opinião dos leitores. Estar aberto a criticas é muito difícil e vocês estão de parabéns.


Como pode-se ver, poucas contribuições, mas de extrema relevância e importância para nós!

Além disso, ainda gostaríamos de colocar abaixo o que recebemos via twitter, que teve um grande peso e também valeu como ótima contribuição!



Portanto, o nosso MUITO OBRIGADA aos que contribuíram, retwittaram e divulgaram, junto conosco, a nossa campanha "OpineRP", que ao nosso ver foi um sucesso!

E que venham os próximos 6 meses...

Notícias do Curso de Relações Públicas - UNISC

0

Categorias: , , ,

Palestra com MARILÚCIA TERESINHA FRANCESCHETTI


No dia 20/10 (quarta-feira), a partir das 19 horas a consultora Marilúcia Teresinha Franceschetti estará dando uma palestra na sala 1310 aos alunos da disciplina de Consultoria em Relações Públicas na Área Empresarial. Confira abaixo o currículo de Marilúcia.

Formada em Administração de Empresas pela UNISC e com pós-graduação em Marketing pela ULBRA – Canoas, Marilúcia Franceschetti acumula mais de 20 anos de atuação no mercado na área empresarial, com abrangência em assessorias de Recursos Humanos e Marketing. Practitioner em Programação Neurolinguística pelo Instituto SUDAMERICANO da Argentina, com habilitação para a prática e promoção de cursos e treinamentos. Como Secretária Municipal de Turismo, foi pioneira em projetos de Turismo Rural, organização de Eventos no Mercosul, tendo um cargo de Assessora na SETUR no Comitê Estadual de Turismo na área de Marketing. Nos últimos 10 anos atuou como empresária (administração, compras, vendas, financeiro) e Pregões Eletrônicos. Atualmente atua na coordenação de um projeto nacional em gestão empresarial, consultoria em gestão de RH e Vice-Presidente de uma Rede Estadual de Consultores.

Então, estão todos convidados à comparecerem, nesta que promete ser uma ótima palestra!

A quarta-feira do Relacionamento ON+OFF

2

Categorias: , , , ,

Como divulgado aqui, aqui, aqui e aqui, a programação da quarta-feira da Semana Acadêmica do Curso de Comunicação Social da UNISC foi organizada por nós (Juliana, Dennis - blog Midiatismo e Mateus - blog Ocappuccino).

Queria fazer um post comentando o dia mais qualificadamente, mas confesso que nas palestras eu esqueci, por causa do envolvimento e tudo mais, de levar algo para as anotações. Pensei e pensei em como podia fazer, e eis que vem o Dennis e faz um post suuuper completo, relatando tudo que presenciamos e, claro, APRENDEMOS com as palestras da Carol Palma e Maíra Rolim. Por favor, queiram se encaminhar ao blog Midiatismo, e saber tudo que rolou no dia 06 de outubro!

Mas antes, só gostaria de deixar algumas opiniões e impressões (e rasgação de seda..ehehe) minhas sobre esse "nosso" dia (que contou, também, com a ótima ajuda, colaboração e companhia do pessoal da Agência A4 aqui do Curso!!):

Incrível e inegável o conhecimento das duas palestrantes. Acataram a dica do assunto (relacionamento on+off) e desenvolveram palestras maravilhosas, com MUITA informação e MUITO conteúdo! Aliar teoria, conceito e informação com exemplificações através de cases sempre proporciona uma grande experiência, facilitando a assimilação de tudo que está sendo transmitido.



Palestra Carol Palma (w3haus): com o grande renome que sabemos que a agência tem, era um tanto óbvio que coisa boa viria! E foi o que deu; Carol conquistou a todos com a sua simpatia e jovialidade, além de vasta experiência e conhecimento. No final da palestra, muitos elogiaram, entusiasmados, já dizendo que "com certeza iriam a noite"! Quer retorno melhor? Carol é bem engraçada, e arrancou risadas dos alunos durante vários momentos da palestra. Outra coisa que chamou a atenção nela foi a idade. Ouvi muita gente comentar: - nossa, ela é muito nova! Isso é muito bacana, pois podemos ver grandes profissionais mesmo com suas poucas idades. Mais fotos da palestra aqui.



Mesa de Discussão (tarde): foi o momento de todos nós envolvidos com a quarta-feira nos encontrarmos: eu, Dennis, Mateus e as duas palestrantes, Carol e Maíra. Teve presença significativa de alguns alunos do Curso, onde promoveu-se discussões acerca dos fenômenos da internet, o papel do comunicador perante a todo o cenário tecnológico em que vivemos (Mídias, Redes Sociais...), papel das empresas, etc. Mais uma vez, muita informação e experiência bacana, incrementando mais ainda o que seria visto durante todo aquele dia. Mais fotos aqui.




Palestra Maíra Rolim (Boca): a palestra da Maíra não ficou pra trás, sendo mais uma vez uma ótima passagem de teorias, conceitos, informações e cases para exemplificar tudo que estava sendo trazido. Como aluna de RP aqui do nosso curso na UNISC, confesso que a Maíra trouxe algo novo e diferente daquilo que (quase) não é passado para nós no curso: as RP Digitais, ou como Maíra (se)define: Digital PR. Realmente, foi um assunto que contribuiu bastante para a minha visão e conhecimento até então de RP, e gostaria muuuuito de ver esse assunto/conteúdo/conhecimento sendo incluído nos Planos de Ensino e Grade Curricular do Curso. Os cases trazidos pela Maíra, que foram trabalhos de sua agência, foram muito bacanas, dando a visão muito nítida e completa de como é feito e se desenolve um relacionamento on+off, e a sua eficácia quando bem planejado e executado! Mais fotos aqui.

Em suma, o dia foi maravilhoso! Valeu tudo... e, de acordo com as palavras do Prof. Demétrio, "esse ano foi um dia, que fique o gostinho em vocês, aí quem sabe no próximo ano serão dois...". Ôpa, posso dizer que já topei?! Hehehe...


Até já ia esquecendo: esse dia também trouxe outro fato super legal - a gente conheceu, ao vivo e a cores, o Mateus, do famoso blog Ocappuccino! Grande Mateus, figuraça, muito gente fina, querido e companheiro! Mateus, que fique o convite para ti voltar mais vezes à terra da Oktoberfest! E obrigada pela parceria e dedicação que tu realizaste junto conosco!


Valeu pessoal: Dennis, Mateus e galera da Agência A4, além de, claro, das Profs. Fabiana e Mônica, que permitiram que esse dia fosse organizado por nós, nos dando total liberdade!

Aqui, uma foto com quase todo mundo (única que tenho no momento), só não está a Carol Palma e o Dennis

A importância de uma gestão no Futebol

0

Categorias: , , ,

Hoje recebemos o texto das alunas Alice Vidal Trindade e Rosiele Carvalho de Oliveira, também da Oficina de Redação em Relações Públicas II.


---


O mundo dos esportes tem sido cada vez mais exemplo de boa e/ou má gestão por parte de seus dirigentes e equipe técnica. Querendo atingir o sucesso dentro e fora dos gramados, os clubes necessitam de planejamento: dinâmico, focado, multidisciplinar e atualizado para ter um modelo de gestão empresarial competente.

O futebol ganhou o mundo dos negócios pela visibilidade que dispõe nos grandes veículos de comunicação, gerando alto grau de marketing para as empresas e suas marcas. Para os clubes, a melhor campanha garante melhores patrocinadores e/ou a permanência destes durante determinado campeonato, podendo se estender por anos, somado ao maior poder de barganha que os clubes de futebol ganham em frente a contratação de novos jogadores. Como exemplo, temos os Santos que, com a excelente campanha realizada em 2009, garantiu a contratação e permanência do Robinho por um ano, conseguindo manter o salário alto do jogador com a ajuda de patrocinadores.

A importância da gestão no futebol é fato constatado. O clube que carrega muita instabilidade entre seus jogadores e direção não consegue patrocinadores com grande poder aquisitivo e acaba por se afundar em dívidas e derrotas. A insatisfação salarial entre os jogadores, assim como a condutada dos mesmos perante a sociedade e a equipe, colocam em risco a gestão do clube e todo o trabalho, antes bem visado, passa a ser noticiado na mídia como o fracasso do próprio clube.

Marketing de Serviços nas Relações Públicas

0

Categorias: , , ,

Continuando com nossa parceria com a disciplina de Oficina de Redação em Relações Públicas II, hoje trazemos o texto das alunas Édina Kafer, Laura Nobre e Sabrina Lau.


---


Uma empresa deve preocupar-se em sempre adquirir novos clientes. Mas mais importante do que os novos são os clientes antigos, os chamados clientes fiéis, que são aqueles que sempre voltam porque se identificam com algum aspecto de determinado local, empresa ou instituição.

Atualmente o relacionamento com o cliente é um dos fatores de sucesso de uma empresa, porque com tanta demanda em diferentes tipos de mercado, o diferencial é ponto fundamental para que o cliente volte à empresa, não somente pelo preço atrativo, mas sim porque aquela empresa mostra preocupação com o bem estar do cliente.

Quando usamos a palavra Marketing outra palavra vem com este termo: vendas. E em todo o negócio que envolve serviços o marketing é indispensável, pois apresenta o que determinada empresa vende, então o cliente escolhe onde vai comprar, é uma troca, então pode-se dizer que “marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca” (KOTLER, 1980,p.33), pois quando um cliente compra determinado produto está trocando o dinheiro investido por um serviço que lhe será prestado.

Toda a empresa necessita mostrar ao seu cliente o que ela traz como missão, “a tarefa final do marketing é servir às verdadeiras necessidades do cliente e comunicar a substância da empresa” (LAS CASAS, 2007, p.7), e quando esta consegue mostrar para o cliente suas características e diferenciações, o cliente torna-se fiel.

Se a empresa consegue mostrar seu serviço de modo que o cliente indique esta aos seus conhecidos, o marketing de relacionamento já está sendo estabelecido neste tipo de serviço e, de acordo com o autor Alexandre Luzzi Las Casas, serviços “constituem uma transação realizada por uma empresa ou por um indivíduo, cujo objetivo não está associado à transferência de um bem” (LAS CASAS, 2007, p.17 ), ou seja, o objetivo do marketing de serviços é a satisfação do cliente, cujo deve estar sempre (com permissão para usar o clichê) em primeiro lugar.


---


Referências:

KOTLER, Philip. Marketing. São Paulo: Atlas, 1980.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de serviços. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

OpineRP!!

1

Categorias: , , , ,

Olá colegas e seguidores do nosso Blog uniRP!!

Estamos entrando em contato com todos aqueles que costumam ler o nosso blog para informar que o uniRP está completando 6 meses de reestruturação no ar, no próximo dia 19!!Queremos a partir de agora a participação de vocês para sugerir, opinar, elogiar ou criticar, enfim, queremos ouvir vocês para que a partir disso possamos trabalhar de acordo com o que chegará para nós. Estamos dando início ao OpineRP, e queremos muito a sua opinião sobre o nosso blog.

A partir de hoje, se inicia a coleta de opiniões e quem quiser participar mande sua opinião/sugestão/crítica/elogio para unirp.unisc@gmail.com. Até o dia 19/10, estaremos abertas para receber qualquer manifestação, e nesse dia ainda, data muito comemorada, iremos postar um texto com todas as opiniões e, respectivamente, quem colaborou, o que demonstra um interesse com a qualidade das informações do mundo de Relações Públicas. Com isso, poderemos modificar o que for necessário e/ou manter o que já está bom!

Aqui críticas sempre são bem vindas, servem para o nosso crescimento e desenvolvimento, elogios são motivadores, e sugestões de textos ou pautas sempre são bem vindas!

Estaremos ansiosas esperando pelas manifestações e ajuda de todos! Então, OpineRP!!!

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...